O QUE QUEREMOS?

A construção de novas práticas, conceitos e modelos que nos capacitem a trabalhar com a economia a partir verdadeiramente do ganha-ganha, onde relações competitivas tornam-se cada vez mais relações cooperativas e associativas e onde as relações e os sentimentos de falta, medo e fracasso tornam-se cada vez mais relações e ações em prol de uma economia próspera, saudável e benéfica para todos os envolvidos.

A PRÁTICA É IMPORTANTE PARA NÓS

Esta é, para nós, a pergunta essencial a partir da qual trabalharemos nesta formação. Sabendo que, desta pergunta surgem infinitas outras, dentro do contexto personalizado de cada pessoa que participará da formação. Para tal, trabalharemos a partir de três pilares ou aspectos centrais.

– O primeiro diz respeito ao desenvolvimento de uma nova cultura e pensamento econômico. Um pensamento que possa realmente compreender e tratar as reais questões e desafios socioeconômicos atuais, dentro dos mais diversos contextos e ambientes econômicos.
Os pensamentos econômicos atuais vigentes já se mostraram e se mostram defasados, incompletos e incapazes de abarcar a complexidade da realidade econômica atual, ou seja, a de uma economia mundial e globalizada. Neste sentido, Rudolf Steiner, cem anos atrás, já apontava para esta questão dos desafios e possíveis caminhos para se lidar com a realidade de uma “economia mundial”. Em essência, o pensamento econômico e social de Rudolf Steiner é a base desta Formação.

– O segundo aspecto tem a ver com a nossa relação com o dinheiro, que é um ponto central em todo esse processo. A partir do momento em que aprendemos a entender e conhecer nossa relação com o dinheiro (normalmente inconsciente) e, a partir do momento em que a transformamos, todo o restante se transforma.
Trabalharemos com diversas ferramentas, processos e práticas que permitirão a cada um conhecer melhor a sua relação com o dinheiro e, onde necessário, transformá-la.

– O terceiro aspecto está relacionado a finanças, a como colocamos em prática nossos assuntos e questões financeiras. Finanças muitas vezes são vistas ou sentidas como um assunto “tabu” ou como algo difícil, desconhecido ou distante. Um dos objetivos dessa Formação é desvendar este tema, de tal forma que possamos descobrir a sua importância, bem como o fato de que ele está muito mais próximo e acessível a cada um de nós.
Finanças e Contabilidade hoje já são reconhecidas como importantes ferramentas de gestão/controle. Nesta formação você vai descobrir porque e como que, além de apoiar a gestão econômico-financeira, estas são ferramentas para o desenvolvimento pessoal, organizacional e socioeconômico como um todo.

Estrutura da Formação

MÓDULOS PRESENCIAIS
ECONOMIA PROFUNDA & FENOMENOLOGIA
03 MÓDULOS DE 3 DIAS
PROCESSO INTERMÓDULO
FENOMENOLOGIA DE STEINER
FILOSOFIA DA LIBERDADE
16 AULAS INTERATIVAS SEMANAIS

MÓDULOS PRESENCIAIS
COACHING FINANCEIRO PESSOAL & FAMILIAR
03 MÓDULOS DE 3 DIAS
PROCESSO INTERMÓDULO
PROCESSO DE COACHING
FINANCEIRO INDIVIDUAL
08 SESSÕES QUINZENAIS DE COACHING

MÓDULOS PRESENCIAIS
DESENVOLVIMENTO SOCIAL & ORGANIZACIONAL
03 MÓDULOS DE 3 DIAS
PROCESSO INTERMÓDULO
PROJETOS ORGANIZACIONAIS & APLICAÇÃO COACHING FINANCEIRO
CASOS PRÁTICOS COACHING & CONSULTORIA

MÓDULOS PRESENCIAIS
SUPERVISÃO & PROJETOS
03 MÓDULOS DE 3 DIAS
PROCESSO INTERMÓDULO
APLICAÇÃO DOS PROJETOS
DESENVOLVIMENTO PRÁTICO DE PROJETOS

Resultados Esperados

Ao final desta formação, os participantes estarão entusiasmados e conscientes de sua tarefa dentro do contexto econômico-social onde atuam/ querem atuar, possuindo os meios e instrumentos para tal.

Coordenação

Rodrigo Ventre

Alexandra Mettrau

Profissionais Convidados

Jonas Bach

Hélcio Padrão

Alberto Barros

Selim Nigri

Elmo Modeneis

Samir Trad

José Mario Ferreira

RODRIGO VENTRE

Fundador do Instituto Economia Viva e CEO do Grupo Eppo – Cidades Inteligentes. Possui experiência como consultor e executivo na profissionalização de empresas familiares, sucessão, governança, planejamento estratégico, gestão financeira e de negócios, desenvolvimento de lideranças e na modelagem de organizações com base na tríade social de Rudolf Steiner. Participa de conselhos de organizações privadas e do terceiro setor. Formado em Engenharia Civil – Mackenzie-SP, fez parte do Programa para Empreendedores – Goetheanum / Suíça e do Curso Empreendedor em Economia Associativa – L’Aubier / Suíça. Formou-se como Consultor pela Adigo. Cursou a formação em Constelações Familiares. Possui cursos e estudos em diversas áreas da Antroposofia, Desenvolvimento Humano e Social, Economia, Finanças, Fases da Vida, Ética, Responsabilidade Social e Filosofia.

ALEXANDRA METTRAU

Pesquisadora multidisciplinar da Antroposofia, educadora de adultos, aconselhadora biográfica e artista plástica. Realizou formação superior em Psicologia e Advocacia, tendo cursado graduação em Ciências Biológicas. Possui experiência em gestão pública e acompanhamento de projetos sociais e organizacionais. Especializada em processos de desenvolvimento humano, apaixonada pela compreensão das leis da natureza e humanas, usa técnicas artísticas, mitologia e imagens na realização de seus trabalhos. Atua como docente em formações de base antroposófica, sendo cofundadora e docente da Escuela Eleusis de Formación Biográfica de Buenos Aires, Argentina. Ministra cursos relacionados à formação integral de adultos com ênfase na ampliação da autoconsciência para uma atuação livre e responsável. Atua como Aconselhadora Biográfica e Psicóloga Clínica em trabalhos de grupo e individual, em consultório ou imersão. Atualmente é Diretora Secretária da Associação Brasileira de Aconselhadores Biográficos.

JONAS BACH

Escritor, músico, conferencista, pesquisador e professor acadêmico. É jornalista e licenciado em filosofia. No ramo das pesquisas acadêmicas, possui mestrado em educação ecológica na Pedagogia Waldorf (UFPR), doutorado sobre a filosofia da educação de Rudolf Steiner, dialogando com a pedagogia de Paulo Freire e pós-doutorado em educação pela Unicamp – fenomenologia de Goethe e a educação em Steiner. Atuou como professor Waldorf, sendo professor de classe do primeiro ao quarto ano na Escola Turmalina – Curitiba. Em 2014, desenvolveu na Alemanha o Projeto Ecosofia, que vem sendo implantado no Brasil desde 2015. Iniciou na Alemanha seu aprofundamento no âmbito dos estudos biográficos e desenvolveu novas abordagens nessa área através de conferências e orientações individuais. Desde 2003 vem disseminando seus conhecimentos e pesquisas através de palestras, artigos e ensaios. Especializou-se na obra central de Rudolf Steiner, a Filosofia da Liberdade, onde desenvolveu um processo de trabalho individual ou em grupo, de 14 etapas, como uma forma contemporânea de compreensão, vivência e aplicação dos conhecimentos desta incrível obra literária.

HÉLCIO PADRÃO

Atuou como dirigente de organizações privadas por 21 anos. Experiência profissional em gestão de negócios, administração, recursos humanos, setor comercial e desenvolvimento organizacional. Formado em Administração e Ciências Contábeis (PUC-MG). Possui cursos de especialização em finanças, qualidade, psicologia, sucessão familiar, recursos humanos, entre outros. Ganhador do 1º Prêmio Sebrae Excelência Empresarial (1993). Realizou curso de gerenciamento empresarial pela Isvor na Itália. Aprofundamento profissional para o consultor de desenvolvimento; “International Master Program – Liderança e Organização Humana”. Sócio, Consultor e Coach da Nexxo Consultoria, com diversos trabalhos desenvolvidos em empresas e ONG’s nas áreas de gestão de processos, planejamento, desenvolvimento humano e institucional, negociação e gestão de conflitos. Formado em Biografia Humana de base Antroposófica. É coordenador da formação em Pedagogia Social pela Associação de Pedagogia Social de base Antroposófica do Brasil. Co-criador do programa Nexxo Empreender Projetos e Iniciativas.

ALBERTO BARROS

É sociólogo pela USP com extensão em desenvolvimento de indivíduos e organizações no Centre for Social Development (Inglaterra), em planejamento de vida e carreira com R. N. Bolles (EUA) e em desenvolvimento de lideranças pelo Center for Creative Leadership (EUA). Atuou nas áreas de marketing e de recursos humanos de empresas de aviação, agroindustriais, eletrointensivas e em instituições de pesquisa, no país e no exterior. Conduziu projetos de consultoria na Argentina, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Inglaterra, Portugal, Suíça e Venezuela. Integrou conselhos de administração e a diretoria de entidade social beneficente. Foi docente convidado pela Fundação Dom Cabral nos programas MBA e STC – Skills, Tools & Competencies Program em parceria com a Kellogg School of Management da Northwestern University em Chicago (EUA), do ISVOR – Instituto de Desenvolvimento FIAT, sócio fundador da Adigo Consultores e do Instituto EcoSocial.

SELIM NIGRI

Engenheiro de produção pela UFRJ, com especialização em Marketing, Teatro, Aconselhamento Biográfico (Goetheanum, Suíça), Terapia Artística e Coaching (Co-Active Coaching, CTI, EUA). Com mais de 25 anos de experiência em consultoria empresarial, foi sócio da PriceWaterhouseCoopers (PwC) onde foi responsável por Recursos Humanos e pela prática de Change Management no Brasil, e, depois, sócio da Adigo Consultores por 17 anos. Sua atuação abrange a condução de processos de desenvolvimento organizacional, planejamento estratégico, formação de consultores, coaching e desenvolvimento de times e lideranças. É membro da Association for Social Development (ASD) e da International Coach Federation (ICF). É membro fundador e ex-presidente do Instituto EcoSocial e ex-coordenador do Programa Germinar (desenvolvimento de líderes sociais). Cofundador da Lumo, onde hoje é sócio.

ELMO MODENEIS

Experiência de 25 anos em empresas de médio e grande porte na área de recursos humanos, tendo atuado com treinamento e desenvolvimento, remuneração e gestão de pessoas. Cursou Economia – Universidade Mackenzie e foi sócio-diretor de uma indústria. Nos últimos 25 anos tem atuado como consultor nas áreas da gestão financeira, administrativa e operacional; planejamento estratégico; modelo de negócio e no desenvolvimento de programas informatizados e customizados para gestão de empresas. Consultor associado do Instituto Economia Viva. Possui diversos cursos e estudos nas áreas da gestão de pessoas, processos, Antroposofia e desenvolvimento humano.

SAMIR TRAD

Consultor de Desenvolvimento Humano e Coach certificado pelo ICF. Possui mais de 20 anos de experiência como executivo em empresas como Compaq e Sid Informática, tendo atuado em áreas de Produtos, Planejamento de Negócios, Supply Chain, Operações e e-Business. Tem formação em Empreendedorismo (BABSON e ONU/SEBRAE), Consultores Internos e Aprofundamento da ADIGO. É Engenheiro Eletrônico pelo ITA (1983), com pós-graduação em Administração de Empresas pela FGV (1991), formação Black Belt em Melhoria de Processos pela Unicamp (2001) e Mestrado em Administração pela FEA/USP (2006) – além de cursos de aprimoramento feitos no Brasil e no exterior. Consultor associado do Instituto Economia Viva. Tem atuado mais recentemente nas áreas de Coaching, Desenvolvimento Humano, Gestão Financeira e de Processos, Planejamento e Seis Sigma.

JOSÉ MARIO FERREIRA

Conselheiro, Coach Executivo e Consultor em Desenvolvimento Organizacional e Humano, com ênfase em Governança. Realiza trabalhos de Coaching individual, de grupo e programas de Desenvolvimento de Lideranças em empresas tais como Arteris, Comgás, Pernod Ricard, SAP, Santander, Tegma, Tractebel, Votorantim, entre outras. Atuou por mais de 15 anos como Diretor Financeiro e Vice-Presidente em empresas nacionais de grande porte de alimentos e engenharia. Docente em programas de Pós-Graduação da ESPM entre 1998 e 2010. Conselheiro credenciado pelo IBGC, membro dos conselhos da Sapore Alimentos, Autonomy Investimentos e SPTF/Benflex Tubos, Mangueiras e Conexões, Instituto EcoSocial e Cooperativa ComViver. Diretor na Sociedade Antroposófica no Brasil. Administrador pela FGV com Pós-Graduação em Finanças, tem Formação de Coaches pelo EcoSocial, em Co-Active Coaching pelo The Coaches Training Institute (USA), Shadow Coaching, Formação de Consultores pela Adigo. É vinculado à International Coach Federation (ICF-EUA).