O QUE QUEREMOS?

A construção de novas práticas, conceitos e modelos que nos capacitem a trabalhar com a economia a partir verdadeiramente do ganha-ganha, onde relações competitivas tornam-se cada vez mais relações cooperativas e associativas e onde as relações e os sentimentos de falta, medo e fracasso tornam-se cada vez mais relações e ações em prol de uma economia próspera, saudável e benéfica para todos os envolvidos.

A PRÁTICA É IMPORTANTE PARA NÓS

Esta é, para nós, a pergunta essencial a partir da qual trabalharemos nesta formação. Sabendo que, desta pergunta surgem infinitas outras, dentro do contexto personalizado de cada pessoa que participará da formação. Para tal, trabalharemos a partir de três pilares ou aspectos centrais.

– O primeiro diz respeito ao desenvolvimento de uma nova cultura e pensamento econômico. Um pensamento que possa realmente compreender e tratar as reais questões e desafios socioeconômicos atuais, dentro dos mais diversos contextos e ambientes econômicos.
Os pensamentos econômicos atuais vigentes já se mostraram e se mostram defasados, incompletos e incapazes de abarcar a complexidade da realidade econômica atual, ou seja, a de uma economia mundial e globalizada. Neste sentido, Rudolf Steiner, cem anos atrás, já apontava para esta questão dos desafios e possíveis caminhos para se lidar com a realidade de uma “economia mundial”. Em essência, o pensamento econômico e social de Rudolf Steiner é a base desta Formação.

– O segundo aspecto tem a ver com a nossa relação com o dinheiro, que é um ponto central em todo esse processo. A partir do momento em que aprendemos a entender e conhecer nossa relação com o dinheiro (normalmente inconsciente) e, a partir do momento em que a transformamos, todo o restante se transforma.
Trabalharemos com diversas ferramentas, processos e práticas que permitirão a cada um conhecer melhor a sua relação com o dinheiro e, onde necessário, transformá-la.

– O terceiro aspecto está relacionado a finanças, a como colocamos em prática nossos assuntos e questões financeiras. Finanças muitas vezes são vistas ou sentidas como um assunto “tabu” ou como algo difícil, desconhecido ou distante. Um dos objetivos dessa Formação é desvendar este tema, de tal forma que possamos descobrir a sua importância, bem como o fato de que ele está muito mais próximo e acessível a cada um de nós.
Finanças e Contabilidade hoje já são reconhecidas como importantes ferramentas de gestão/controle. Nesta formação você vai descobrir porque e como que, além de apoiar a gestão econômico-financeira, estas são ferramentas para o desenvolvimento pessoal, organizacional e socioeconômico como um todo.

Estrutura da Formação

MÓDULOS PRESENCIAIS
ECONOMIA PROFUNDA & FENOMENOLOGIA
03 MÓDULOS DE 3 DIAS
PROCESSO INTERMÓDULO
FENOMENOLOGIA DE STEINER
FILOSOFIA DA LIBERDADE
16 AULAS INTERATIVAS SEMANAIS

MÓDULOS PRESENCIAIS
COACHING FINANCEIRO PESSOAL & FAMILIAR
03 MÓDULOS DE 3 DIAS
PROCESSO INTERMÓDULO
PROCESSO DE COACHING
FINANCEIRO INDIVIDUAL
08 SESSÕES QUINZENAIS DE COACHING

MÓDULOS PRESENCIAIS
DESENVOLVIMENTO SOCIAL & ORGANIZACIONAL
03 MÓDULOS DE 3 DIAS
PROCESSO INTERMÓDULO
PROJETOS ORGANIZACIONAIS & APLICAÇÃO COACHING FINANCEIRO
CASOS PRÁTICOS COACHING & CONSULTORIA

MÓDULOS PRESENCIAIS
SUPERVISÃO & PROJETOS
03 MÓDULOS DE 3 DIAS
PROCESSO INTERMÓDULO
APLICAÇÃO DOS PROJETOS
DESENVOLVIMENTO PRÁTICO DE PROJETOS

Resultados Esperados

Ao final desta formação, os participantes estarão entusiasmados e conscientes de sua tarefa dentro do contexto econômico-social onde atuam/ querem atuar, possuindo os meios e instrumentos para tal.

Formação Economia Viva