O QUE QUEREMOS?

A construção de novas práticas, conceitos e modelos que nos capacitem a trabalhar com a economia a partir verdadeiramente do ganha-ganha, onde relações competitivas tornam-se cada vez mais relações cooperativas e associativas e onde as relações e os sentimentos de falta, medo e fracasso tornam-se cada vez mais relações e ações em prol de uma economia próspera, saudável e benéfica para todos os envolvidos.

A PRÁTICA É IMPORTANTE PARA NÓS

Esta é, para nós, a pergunta essencial a partir da qual trabalharemos nesta formação. Sabendo que, desta pergunta surgem infinitas outras, dentro do contexto personalizado de cada pessoa que participará da formação. Para tal, trabalharemos a partir de três pilares ou aspectos centrais.

– O primeiro diz respeito ao desenvolvimento de uma nova cultura e pensamento econômico. Um pensamento que possa realmente compreender e tratar as reais questões e desafios socioeconômicos atuais, dentro dos mais diversos contextos e ambientes econômicos.
Os pensamentos econômicos atuais vigentes já se mostraram e se mostram defasados, incompletos e incapazes de abarcar a complexidade da realidade econômica atual, ou seja, a de uma economia mundial e globalizada. Neste sentido, Rudolf Steiner, cem anos atrás, já apontava para esta questão dos desafios e possíveis caminhos para se lidar com a realidade de uma “economia mundial”. Em essência, o pensamento econômico e social de Rudolf Steiner é a base desta Formação.

– O segundo aspecto tem a ver com a nossa relação com o dinheiro, que é um ponto central em todo esse processo. A partir do momento em que aprendemos a entender e conhecer nossa relação com o dinheiro (normalmente inconsciente) e, a partir do momento em que a transformamos, todo o restante se transforma.
Trabalharemos com diversas ferramentas, processos e práticas que permitirão a cada um conhecer melhor a sua relação com o dinheiro e, onde necessário, transformá-la.

– O terceiro aspecto está relacionado a finanças, a como colocamos em prática nossos assuntos e questões financeiras. Finanças muitas vezes são vistas ou sentidas como um assunto “tabu” ou como algo difícil, desconhecido ou distante. Um dos objetivos dessa Formação é desvendar este tema, de tal forma que possamos descobrir a sua importância, bem como o fato de que ele está muito mais próximo e acessível a cada um de nós.
Finanças e Contabilidade hoje já são reconhecidas como importantes ferramentas de gestão/controle. Nesta formação você vai descobrir porque e como que, além de apoiar a gestão econômico-financeira, estas são ferramentas para o desenvolvimento pessoal, organizacional e socioeconômico como um todo.

Estrutura da Formação

MÓDULOS PRESENCIAIS
ECONOMIA PROFUNDA & FENOMENOLOGIA
03 MÓDULOS DE 3 DIAS
PROCESSO INTERMÓDULO
FENOMENOLOGIA DE STEINER
FILOSOFIA DA LIBERDADE
16 AULAS INTERATIVAS SEMANAIS

MÓDULOS PRESENCIAIS
COACHING FINANCEIRO PESSOAL & FAMILIAR
03 MÓDULOS DE 3 DIAS
PROCESSO INTERMÓDULO
PROCESSO DE COACHING
FINANCEIRO INDIVIDUAL
08 SESSÕES QUINZENAIS DE COACHING

MÓDULOS PRESENCIAIS
DESENVOLVIMENTO SOCIAL & ORGANIZACIONAL
03 MÓDULOS DE 3 DIAS
PROCESSO INTERMÓDULO
PROJETOS ORGANIZACIONAIS & APLICAÇÃO COACHING FINANCEIRO
CASOS PRÁTICOS COACHING & CONSULTORIA

MÓDULOS PRESENCIAIS
SUPERVISÃO & PROJETOS
03 MÓDULOS DE 3 DIAS
PROCESSO INTERMÓDULO
APLICAÇÃO DOS PROJETOS
DESENVOLVIMENTO PRÁTICO DE PROJETOS

Resultados Esperados

Ao final desta formação, os participantes estarão entusiasmados e conscientes de sua tarefa dentro do contexto econômico-social onde atuam/ querem atuar, possuindo os meios e instrumentos para tal.

Coordenação

Rodrigo Ventre

Rodrigo Bergami

Alexandra Mettrau

Profissionais Convidados

Jonas Bach

Alberto Barros

Elmo Modeneis

José Mario Ferreira

RODRIGO VENTRE

Fundador do Instituto Economia Viva e CEO do Grupo Eppo – Cidades Inteligentes. Possui experiência como consultor e executivo na profissionalização de empresas familiares, sucessão, governança, planejamento estratégico, gestão financeira e de negócios, desenvolvimento de lideranças e na modelagem de organizações com base na tríade social de Rudolf Steiner. Participa de conselhos de organizações privadas e do terceiro setor. Formado em Engenharia Civil – Mackenzie-SP, fez parte do Programa para Empreendedores – Goetheanum / Suíça e do Curso Empreendedor em Economia Associativa – L’Aubier / Suíça. Formou-se como Consultor pela Adigo. Cursou a formação em Constelações Familiares. Possui cursos e estudos em diversas áreas da Antroposofia, Desenvolvimento Humano e Social, Economia, Finanças, Fases da Vida, Ética, Responsabilidade Social e Filosofia.

ALEXANDRA METTRAU

Pesquisadora multidisciplinar da Antroposofia, educadora de adultos, aconselhadora biográfica e artista plástica. Realizou formação superior em Psicologia e Advocacia, tendo cursado graduação em Ciências Biológicas. Possui experiência em gestão pública e acompanhamento de projetos sociais e organizacionais. Especializada em processos de desenvolvimento humano, apaixonada pela compreensão das leis da natureza e humanas, usa técnicas artísticas, mitologia e imagens na realização de seus trabalhos. Atua como docente em formações de base antroposófica, sendo cofundadora e docente da Escuela Eleusis de Formación Biográfica de Buenos Aires, Argentina. Ministra cursos relacionados à formação integral de adultos com ênfase na ampliação da autoconsciência para uma atuação livre e responsável. Atua como Aconselhadora Biográfica e Psicóloga Clínica em trabalhos de grupo e individual, em consultório ou imersão. Atualmente é Diretora Secretária da Associação Brasileira de Aconselhadores Biográficos.

JONAS BACH

Escritor, músico, conferencista, pesquisador e professor acadêmico. É jornalista e licenciado em filosofia. No ramo das pesquisas acadêmicas, possui mestrado em educação ecológica na Pedagogia Waldorf (UFPR), doutorado sobre a filosofia da educação de Rudolf Steiner, dialogando com a pedagogia de Paulo Freire e pós-doutorado em educação pela Unicamp – fenomenologia de Goethe e a educação em Steiner. Atuou como professor Waldorf, sendo professor de classe do primeiro ao quarto ano na Escola Turmalina – Curitiba. Em 2014, desenvolveu na Alemanha o Projeto Ecosofia, que vem sendo implantado no Brasil desde 2015. Iniciou na Alemanha seu aprofundamento no âmbito dos estudos biográficos e desenvolveu novas abordagens nessa área através de conferências e orientações individuais. Desde 2003 vem disseminando seus conhecimentos e pesquisas através de palestras, artigos e ensaios. Especializou-se na obra central de Rudolf Steiner, a Filosofia da Liberdade, onde desenvolveu um processo de trabalho individual ou em grupo, de 14 etapas, como uma forma contemporânea de compreensão, vivência e aplicação dos conhecimentos desta incrível obra literária.

ALBERTO BARROS

É sociólogo pela USP com extensão em desenvolvimento de indivíduos e organizações no Centre for Social Development (Inglaterra), em planejamento de vida e carreira com R. N. Bolles (EUA) e em desenvolvimento de lideranças pelo Center for Creative Leadership (EUA). Atuou nas áreas de marketing e de recursos humanos de empresas de aviação, agroindustriais, eletrointensivas e em instituições de pesquisa, no país e no exterior. Conduziu projetos de consultoria na Argentina, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Inglaterra, Portugal, Suíça e Venezuela. Integrou conselhos de administração e a diretoria de entidade social beneficente. Foi docente convidado pela Fundação Dom Cabral nos programas MBA e STC – Skills, Tools & Competencies Program em parceria com a Kellogg School of Management da Northwestern University em Chicago (EUA), do ISVOR – Instituto de Desenvolvimento FIAT, sócio fundador da Adigo Consultores e do Instituto EcoSocial.

ELMO MODENEIS

Experiência de 25 anos em empresas de médio e grande porte na área de recursos humanos, tendo atuado com treinamento e desenvolvimento, remuneração e gestão de pessoas. Cursou Economia – Universidade Mackenzie e foi sócio-diretor de uma indústria. Nos últimos 25 anos tem atuado como consultor nas áreas da gestão financeira, administrativa e operacional; planejamento estratégico; modelo de negócio e no desenvolvimento de programas informatizados e customizados para gestão de empresas. Consultor associado do Instituto Economia Viva. Possui diversos cursos e estudos nas áreas da gestão de pessoas, processos, Antroposofia e desenvolvimento humano.

JOSÉ MARIO FERREIRA

Conselheiro, Coach Executivo e Consultor em Desenvolvimento Organizacional e Humano, com ênfase em Governança. Realiza trabalhos de Coaching individual, de grupo e programas de Desenvolvimento de Lideranças em empresas tais como Arteris, Comgás, Pernod Ricard, SAP, Santander, Tegma, Tractebel, Votorantim, entre outras. Atuou por mais de 15 anos como Diretor Financeiro e Vice-Presidente em empresas nacionais de grande porte de alimentos e engenharia. Docente em programas de Pós-Graduação da ESPM entre 1998 e 2010. Conselheiro credenciado pelo IBGC, membro dos conselhos da Sapore Alimentos, Autonomy Investimentos e SPTF/Benflex Tubos, Mangueiras e Conexões, Instituto EcoSocial e Cooperativa ComViver. Diretor na Sociedade Antroposófica no Brasil. Administrador pela FGV com Pós-Graduação em Finanças, tem Formação de Coaches pelo EcoSocial, em Co-Active Coaching pelo The Coaches Training Institute (USA), Shadow Coaching, Formação de Consultores pela Adigo. É vinculado à International Coach Federation (ICF-EUA).