Mudar a sua relação
com o dinheiro
é mudar o mundo

Conheça a Formação em Economia Viva: uma visão ampliada dos fluxos econômicos para mudar sua relação com o dinheiro e te guiar até a suficiência e a prosperidade.

Encontre sua forma de ajudar o mundo e as pessoas com a nova economia

Junte-se à nossa missão de tornar o mundo um lugar melhor e descubra como trazer prosperidade para você e para as pessoas ao seu redor.

JORNADA I – APOLO

A Jornada Apolo é o primeiro passo da Formação em Economia Viva. Tem o objetivo de desenvolver suas habilidades para você trabalhar com a nova economia no dia a dia, transformando relações competitivas em associativas.

Nesta fase, você aprende a criar círculos de sucesso e prosperidade nos quais se valorizam conexões virtuosas e desenvolvimento mútuo.

Conteúdo
Programático

Economia profunda

Olhar ampliado e sistêmico para a economia, para entender a história dessa evolução na sociedade até o momento atual e sobre qual o papel do indivíduo dentro deste contexto na sociedade.

Sociedade Trimembrada

Pensar

Qual a “lógica econômica” que você utiliza para planejar e agir na economia? 

Sentir

O que o dinheiro representa para você? 

Querer

Como você usa seu dinheiro?

Fenomenologia de Goethe
Trata-se do método de observação descoberto e desenvolvido pelo gênio, escritor e cientista Goethe. É uma nova abordagem para o entendimento dos problemas e para a criação de soluções para a sociedade para a vida econômica, que considera fatores materiais, sociais, psicológicos e financeiros.

Filosofia da Liberdade

É o método desenvolvido para a observação do ser humano em sua própria consciência, a partir da aplicação do livro central do Rudolf Steiner, inspirado na fenomenologia de Goethe.

Esta será uma etapa significativa de sua imersão e vai influenciar diretamente sua forma de observar e atuar na economia.

Como encerramento da Jornada Apolo da Formação em Economia Viva, haverá um encontro presencial onde os participantes irão celebrar o crescimento e os aprendizados da Jornada.

Este encontro é um rito de passagem. Estaremos todos juntos como que ao redor de uma grande fogueira, mas ela não será uma fogueira física o tempo todo, mas anímica e espiritual, que simboliza a profunda conexão das mentes e corações presentes.

A fogueira também oferece a oportunidade de você se tornar oficialmente um membro do Ecossistema Economia Viva.

INVESTIMENTO

FACILITADORES

RODRIGO VENTRE

ALEXANDRA METTRAU

RODRIGO BERGAMI

JONAS BACH

DEPOIMENTOS

Quais os benefícios, o retorno, o que se ganha ao se trilhar a Jornada Apolo?

Economia Viva Treinamentos Ltda
08.960.185/0001-98

RODRIGO VENTRE

Fundador do Instituto Economia Viva, CEO do Grupo Eppo – Cidades Inteligentes e membro fundador da Escola do Altruísmo.

Possui experiência como consultor e executivo na profissionalização de empresas familiares, sucessão, governança, planejamento estratégico, gestão financeira e de negócios, desenvolvimento de lideranças e na modelagem de organizações com base na tríade social de Rudolf Steiner. Participa de conselhos de organizações privadas e do terceiro setor. Formado em Engenharia Civil – Mackenzie-SP, fez parte do Programa para Jovens Empreendedores – Goetheanum / Suíça e do Curso Empreendedor em Economia Associativa – L’Aubier / Suíça.

Formou-se como Consultor pela Adigo. Cursou a formação em Constelações Familiares. Possui cursos e estudos em diversas áreas da antroposofia, desenvolvimento humano e social, economia, finanças, fases da vida, ética, responsabilidade social e filosofia.

ALEXANDRA METTRAU

Pesquisadora multidisciplinar da Antroposofia, aconselhadora biográfica, psicóloga, escritora e artista plástica. Formada em Psicologia e Direito, cursou também Ciências Biológicas. Experiente em gestão pública e acompanhamento de projetos sociais e organizacionais. Especializada em processos de desenvolvimento humano e apaixonada pela compreensão das leis da natureza e humanas, usa técnicas artísticas, mitologia e imagens na realização de seus trabalhos. É coordenadora e docente da Trinus Formação Biográfica do Rio de Janeiro e da Formação em Economia Viva. Ministra, no Brasil e no mundo, cursos voltados à formação integral de adultos com ênfase na ampliação da autoconsciência para uma atuação livre e responsável. Atende como aconselhadora biográfica e psicóloga clínica, é mentora e supervisora em aconselhamento biográfico, bem como facilitadora e consultora de processos individuais, grupais ou organizacionais.

RODRIGO BERGAMI

Administrador de Empresas pela FECAP, MBA e Especialização pela FGV-SP e FDC.
Com cerca de 20 anos de atuação como executivo em empresas de diversos portes, desenvolveu habilidades nos modelos governaça e gestão participativa. Nos últimos 17 anos percorreu um caminho de autodesenvolvimento através de diversas formações: Liderança Facilitadora, Aprofundamento Espiritual da Liderança pela ADIGO, Coach pelo EcoSocial, Mediação de Conflitos pelo EcoSocial/IMO e Coach/Consultor Financeiro pela Economia Viva.
Atualmente coordena a formação em Economia Viva e como Consultor em transformação organizacional com ênfase em Governança em autogestão e gestão participativa. Exerce o papel de Conselheiro / Investidor em segmentos de impacto socioambiental. Contribuiu na coordenação em associações sem fins lucrativos como Sociedade Antroiposófica e Comviver, nos últimos anos.

JONAS BACH

Escritor, músico, conferencista, pesquisador e professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). É jornalista e licenciado em filosofia. Possui doutorado sobre a filosofia da educação de Rudolf Steiner, dialogando com a pedagogia de Paulo Freire e pós-doutorado em educação pela Unicamp, com pesquisa sobre a fenomenologia de Goethe. É conselheiro da Faculdade Rudolf Steiner. Em 2014, desenvolveu na Alemanha o Projeto Ecosofia, que vem sendo implantado no Brasil desde 2015. Iniciou na Alemanha seu aprofundamento no âmbito dos estudos biográficos e desenvolveu novas abordagens nessa área através de conferências e orientações individuais. Desde 2003 vem disseminando seus conhecimentos e pesquisas através de palestras, artigos, ensaios e livros.