A Economia Viva, uma escola de pensamento e prática.
Uma nova consciência econômica e social para um novo tempo. Acreditamos que a economia não é uma ciência fria, mas um organismo vivo — que deve
estar a serviço das pessoas, do planeta e de um propósito coletivo.
“Não posso esperar que algo mude lá fora na sociedade, se eu mesmo não me puser em movimento.”
— Rudolf Steiner
Vivemos um tempo de esgotamento de modelos antigos.
O mundo pede novas formas de organizar a vida econômica, social e educativa —
mais humanas, mais sustentáveis e mais conectadas com a essência do ser humano.
A Economia Viva nasce para responder a esse chamado.
Somos uma escola de pensamento e ação dedicada a formar pessoas e organizações
com potência para transformar a realidade, unindo consciência, prosperidade e responsabilidade social.
Somos uma comunidade que acredita
que prosperidade, propósito e regeneração podem caminhar juntos.
A trajetória que deu origem ao movimento Economia Viva.
Liderança e Organizações Regenerativas, Economia e Sociedade Sistêmica
Descubra a trajetória de mais de 20 anos dedicados a empreender e a mentorar pessoas e organizações no desenvolvimento de modelos de gestão e governança prósperos, inclusivos e regenerativos.
Os 4 P's e os 3 E's de uma Nova Economia e Sociedade
Esses pilares sustentam escolhas que alinham realização pessoal, impacto coletivo e fluidez nos sistemas naturais e sociais, oferecendo caminhos concretos para a regeneração econômica e social com base em consciência, cooperação e propósito.
Fundamentos que orientam nossa visão de transformação econômica e social
Um fluxo equitativo de recursos é a chave para uma sociedade mais justa e inclusiva. Imagine um sistema onde recursos, sejam financeiros, materiais ou humanos, circulam com maior equidade, chegando a todos os cantos da sociedade. Este tipo de ambiente produz um ecossistema socioeconômico mais saudável, onde cada elemento contribui e se beneficia.
É a conquista de um estado de bem-estar e qualidade de vida compartilhados dentro de uma sociedade. Além do crescimento econômico e riqueza material, inclui aspectos como saúde, educação, igualdade de oportunidades e sustentabilidade ambiental. A prosperidade coletiva envolve criar sistemas e práticas que promovam um ambiente onde todos possam prosperar, não apenas alguns indivíduos ou segmentos da sociedade.
As correntes de pensamento e movimentos que nos inspiram
A Antroposofia oferece uma visão integral do ser humano como um ser em constante evolução — em relação consigo mesmo, com os outros, com a sociedade e com o cosmos. Essa abordagem reconhece sua dimensão física, emocional, mental, psicológica e espiritual, e propõe caminhos para que ele atue no mundo com clareza interior, consciência ética e conexão com o sentido mais profundo da vida.
Um modelo de governança que distribui autoridade através de práticas claras, permitindo autonomia individual dentro de propósitos coletivos.
Modelo de propriedade que protege a missão organizacional, mantendo o controle com os 'guardiões', pessoas ativamente envolvidas na gestão, que possuem uma propriedade administrativa. Tem o potencial de trazer resultados incríveis: economicamente impulsiona eficiência e produtividade; culturalmente fomenta pertencimento e responsabilidade; socialmente nutre relações harmoniosas e cooperativas.
Modelo de propriedade que protege a missão organizacional, mantendo o controle com os 'guardiões', pessoas ativamente envolvidas na gestão, que possuem uma propriedade administrativa.
Estruturado em três princípios: proteção contra vendas que desviem a missão, manutenção do controle das decisões pelos guardiões, e participação nos lucros sem influência operacional para investidores externos.
Comunidade de empresas B Corps comprometidas em usar o poder dos negócios para resolver desafios sociais e ambientais.
Promove uma cultura de negócios que celebra responsabilidade, sustentabilidade e transparência, incentivando empresas a serem não apenas as melhores do mundo, mas as melhores para o mundo.
Abordagem que enfatiza a criação de valor para todas as partes interessadas, guiada por um propósito maior que vai além do lucro.
Propõe que as empresas sejam guiadas por esse propósito, promovendo liderança ética e uma cultura corporativa de cuidado e respeito, de modo a permitir prosperidade econômica e contribuir positivamente para a sociedade e o planeta.
Essas referências e movimentos inspiram nossa missão de transformar a economia e a sociedade, criando um mundo mais justo, próspero e regenerativo.
Descubra a pós-graduação que une propósito, prosperidade e regeneração com base em uma nova visão de sociedade.
2025 Economia Viva. Todos os direitos reservados.